PROLINFO participa do centenário de Hermilo Borba Filho

Home / PROLINFO | Notícias / PROLINFO participa do centenário de Hermilo Borba Filho
Programa de Línguas e Informática da UPE participa do centenário de Hermilo Borba Filho.

A Prefeitura Municipal de Palmares junto à Secretaria de Educação de Palmares, Fundação Casa da Cultura Hermílio Borba Filho, Biblioteca Municipal Prof. Fenelon Barreto, e ao Programa de Línguas e Informática da UPE – PROLINFO comemoraram o centenário do escritor, dramaturgo, jornalista e advogado do Palmarense Hermilo Borba Filho.

As atividades foram distribuídas ao longo de duas semanas e aconteceram na Praça Dr. Paulo Paranhos, na Praça Santo Amaro, na Biblioteca Fenelon Barreto, na Rádio Cultura dos Palmares, na Escola CEEPA (EREM dos Palmares), na Escola da Fraternidade Palmarense, na Fundação Casa da Cultura Hermílio Borba Filho, no Ginásio Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro.

Músicos, cantores, compositores, poetas, jornalistas, produtores culturais, bibliotecários, palestrantes da Academica Palmarense de Letras, docentes da FAMASUL e da UPE – PROLINFO, e a Secretária de Cultura do Recife, a senhora Leda Alves (viúva de Hermilo Borba Filho) foram atuantes ao longo da extensa programação.

A cuminância do centenário de Hermilo Borba Filho contou com a presença da Secretária de Educação de Palmares, a Professora Elizangela Maria das Neves, o Diretor da Biblioteca Pública Municipal Prof. Fenelon Barreto, o Prof. João Paulo, e do Prof. Vinicius Paulino, do Programa de Línguas e Informática da Universidade de Pernambuco – UPE. Na ocasião, foram recebidas e assinadas as reedições de dois títulos já esgotados de Hermilo Borba Filho: a novela “Os ambulantes de Deus” e uma coletânea intitulada “Contos”. Todas foram relançadas pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) para fortalecer o acesso às obras de Hermilo Borba Filho.

O coordenador de Interiorização do PROLINFO, Prof. Vinicius Pascoal, relembra que a parceria entre a UPE – PROLINFO e Biblioteca Fenelon Barreto iniciou em 2016, ainda no começo do ano, quando as aulas do PROLINFO aconteciam nas dependências da Fenelon Barreto durante às tardes, noites e aos sábados.

“A acolhida ímpar que tivemos pela pessoa do Prof. João Paulo e sua equipe foi imprescindível naquele momento. Estamos trabalhando juntos desde então, e novos projetos virão, certamente virão. Gostaria de parabenizar-lhes por este centenário tão bonito e honroso. Palmares é a terra de Tunga e de Hermílo, na minha primeira visita a Palmares foi no momento de despedida de Tunga e a Biblioteca Fenelon Barreto também estava o homenageando.”

O Prof. João Paulo, diretor da Biblioteca Pública Municipal Fenelon Barreto, esteve em reunião com a Secretária de Educação Municipal, a Profª. Elizangela Maria da Neves, e com a coordenação de interiorização do PROLINFO para tratar sobre novos projetos envolvendo as três instituições. A Coordenação Geral do PROLINFO, na pessoa do Prof. Carlos Silva, se colocou ao dispor de ambas as instituições:

“O PROLINFO e a Universidade de Pernambuco estarão ao dispor para ampliar as oportunidades educacionais dos cidadãos da Mata Sul. Nossas atividades em Palmares comemoram seu primeiro ano de atividade colhendo bons frutos ao lado da Biblioteca Fenelon Barreto e da Secretaria de Educação Municipal. Contem com o apoio humano e institucional da nossa equipe, contem com a contribuição do PROLINFO, sempre.”

Saiba mais

Escritor, dramaturgo e diretor, além de poeta, crítico literário, advogado e tradutor, Hermilo Borba Filho foi um dos artistas teatrais mais influentes do século 20 em Pernambuco. Foram pelas obras de Hermilo que uma nova dimensão teatral foi alcançada em Pernambuco. Autor de mais de vinte espetáculos, dez ficções, comemoraria seu aniversário de 100 anos em 8 de julho. Hermilo Borba Filho foi diretor artístico do Teatro do Estudante de Pernambuco e fundador do Teatro Popular do Nordeste. A Semana Hermilo Borba Filho é comemorada desde 2002, com atividades no Teatro Hermilio Borba Filho, em Recife, e na Biblioteca Fenelon Barreto, em Palmares. Para quem quiser saber mais sobre o autor, basta acessar o site: www.palavradehermilo.net.br.

Redação: Prof. Vinicius Pascoal;