O PROLINFO está sempre evoluindo para cumprir sua missão no mais alto grau de excelência.

São quinze anos de um crescimento notável e gostaríamos de compartilhar com você essa História.

IDEIAS QUE DERAM CERTO

O PROLINFO é a concretização de ideais no âmbito educacional, pois viabiliza o conhecimento com o menor investimento possível ao mesmo tempo em que cria oportunidades únicas para a formação de professores.
Criado em 2002, por iniciativa da antiga Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Extensão da Universidade de Pernambuco (PRODINE), o PROLINFO vem contribuindo para a qualificação dos professores e servidores da própria Universidade assim como para todo o público externo interessado e que atendam aos requisitos de inscrição. Ao mesmo tempo, o Programa atua efetivamente na formação de professores por meio da prática pedagógica de graduandos, especialistas e mestrandos das áreas de Letras, Ciência da Computação e Design Gráfico que desejam ter a experiência em sala de aula.
Os professores aprovados no processo seletivo passam por uma formação inicial através de encontros pedagógicos sempre organizados pela Coordenação Pedagógica. A equipe selecionada recebe um acompanhamento sistemático e contínuo a fim de proporcionar um melhor aprendizado aos alunos; esse processo contribui para a formação acadêmica e profissional do graduando. Estes são os jovens mais promissores da UPE.

PESSOAS E CONQUISTAS

O atual Programa de Línguas e Informática cresceu rapidamente, desempenhando seu papel socioeducativo com excelência.
Patrimônio

Durante uma década esteve instalado na Reitoria da Universidade de Pernambuco, porém, o reconhecimento da grandeza e dos bons serviços prestados à sociedade pernambucana concederam ao PROLINFO um espaço mais bem adequado para o atendimento ao público, tornando o antigo Palacete dos Amorins, hoje prédio do Memorial da Universidade de Pernambuco, a nova sede do Programa.

Sobre o Casarão

Fechado e sem uso por dez anos, o casarão de número 1599 da Avenida Rui Barbosa, nas Graças, Zona Norte do Recife, reabriu suas portas em maio de 2012 como uma unidade da Universidade de Pernambuco (UPE). O sobrado, construído no início do século 20, estava destruído e foi restaurado para funcionar como centro cultural da instituição. No imóvel, também estão instalados o Programa de Línguas e Informática (PROLINFO), o Pré-Vestibular (PREVUPE) e o Instituto de Apoio à UPE (IAUPE). Conhecido no passado como Palacete dos Amorins, o casarão era a residência de um comerciante português. A família do comendador Amorim viveu no local até os anos 30 ou 40. Quando deixou de ser moradia, o casarão abrigou uma escola experimental do Estado e depois serviu como sede da Secretaria de Justiça de Pernambuco, de 1999 a 2002.

Essas e outras conquistas foram fundamentadas pelos embaixadores do Programa, que construíram e aprofundaram as raízes necessárias para favorecer o crescimento potencial. Essas raízes são compostas por nomes, personalidades que se dedicaram à efetivação do Programa e ao cumprimento de sua missão desde 2002. O PROLINFO é feito por pessoas.

Apoio (Interior)

Aline Cavalcanti (Arcoverde)

Davyd Couto (Camaragibe)

Israel Alencar (Salgueiro)

Laécio Silva (Garanhuns)

Márcia Regina (Caruaru)

Silvana Rodrigues (Serra Talhada)

Thaís Rigueira (Mata Norte)

Tyson Antônio (Palmares)

Wellington Lopes (Petrolina)

Apoio (Recife)

Administrativo

Anne Albuquerque

Informática

Matheus Macêdo

Mídias sociais

Bettina Novaes Ferraz

Coordenação de Interiorização

Prof. Vinícius Pascoal

Coordenação Administrativa

Prof.ª Jéssica Rodrigues

Coordenação Didático-Pedagógica

Prof. Espec. David Lima

Coordenação de Espanhol

Secretária Pós-Graduação

Prof.ª Espec. Lucyanne de França

Coordenação Geral

Prof. MS. Carlos Silva

Coordenação EAD

Profa. MS. Rozineide Ferraz

ESTABILIDADE E CRESCIMENTO

Para por em prática todas as atividades idealizadas por nossas mentes promissoras, precisamos de uma estrutura grandiosa. Para isso, o Programa utiliza a estrutura Multi Campi da UPE, estando presente na maioria dos Polos da Região Metropolitana do Recife e crescendo na interiorização desde 2013.
Nosso Tronco é fortalecido por uma metodologia que visa ao benefício máximo na troca de conhecimentos e experiências entre professores e alunos, mantendo o investimento no valor mais baixo possível, o suficiente apenas para a manutenção e ampliação do Programa. Agregamos a tudo isso, ferramentas essenciais para a administração e para o crescimento como a informatização e o design, além de uma equipe de profissionais que compartilham os mesmos valores, ideais e metas do PROLINFO.

Valores

Inovação Dedicação Objetividade Sinergia Simplicidade

IDEAIS

Abrangência Infraestrutura Padronização

METAS

Formação Profissional Informatização Difusão

GRANDEZA E SIMPLICIDADE

O tronco do Programa se divide, inicialmente, em duas grandes áreas de estudo, amplamente recorridas.
Ao distribuir seus cursos através dos Polos da UPE, chegando a Nazaré da Mata, Garanhuns, Camaragibe, Petrolina, Palmares, Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada, além de Recife, o PROLINFO ramifica estes dois grandes galhos e criando oportunidades para profissionais da área administrativa, financeira, pedagógica, de letras, ciência da computação e design gráfico, de graduandos a doutorandos, beneficiando também estudantes (do fundamental, médio, pré-vestibular, superior e concursos), trabalhadores, aposentados e estrangeiros no que concerne à realização pessoal e formação profissional.
Estes galhos almejam alcançar todo o Estado de Pernambuco, estando presente em todos os Campi e Polos da UPE, atendendo ao público das localidades adjacentes. Esta é a representação da abrangência, da vontade de crescer e da geração de oportunidades do PROLINFO.

NOSSO FOCO

Neste sistema, os Alunos e Professores são o público-alvo dos benefícios gerados pelo PROLINFO.
São eles quem provocam a fotossíntese, garantindo, em conjunto com a dedicação e a experiência dos realizadores, a energia necessária para o funcionamento e crescimento do Programa. Portanto, o início do semestre letivo é o início do período de flora do PROLINFO, pois é o período de desenvolvimento das atividades e dos planejamentos realizados para concretizar os ideais, fazendo com que o propósito social do Programa saia do papel e passe para as salas de aula.
Embaixadores
Coordenam e administram os processos antes, durante e depois das atividades pedagógicas. São também os responsáveis por acompanhar e instruir os professores.
Professores
São graduandos e pós graduandos das áreas em que lecionam, transmitem todo o aprendizado e bagagem cultural com paixão, criando uma relação empática com os alunos.
Alunos
Investem no PROLINFO como fonte de aprendizado sem altos custos. São retribuídos com uma qualidade de ensino elevada e formação garantida.
E ao final de cada semestre, colhemos os resultados: Satisfação, aprovação, críticas, sugestões e a certeza de que houve uma forte contribuição para a formação profissional de milhares de pessoas. Estes são os frutos de todo o trabalho.

CICLO

O PROLINFO possui a característica da organicidade, apresentada por uma analogia a um sistema natural.
Sendo assim, nosso processo não acaba, pois estamos sempre nos renovando, recomeçando com uma semente que carrega os resultados das experiências anteriores em busca de aprimorar o bom trabalho e corrigir o que for preciso. Por conseguinte, a cada semestre o PROLINFO evolui, destacando-se no contexto educacional de Pernambuco.